As celebridades ganham cada vez mais destaque com o licenciamento. De olho em um mercado que faturou R$ 5,7 bilhões em 2011 e cresce, em média, 5% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral), marcas se associam a figuras como Ana Hickmann, Luan Santana, Neymar e Eliana para aumentar as vendas. O aquecimento do setor dá ainda espaço para novatos como Anderson Silva, Paula Fernandes e Marimoon, apostas para o ano 2012.
“Quando você se associa a uma celebridade que tem um público cativo, ela tem o poder de passar esta imagem para os produtos. As marcas utilizam os artistas para falar de saúde, beleza, moda etc. Eles já têm credencial entre os consumidores e as empresas aproveitam está tática para chamar a atenção e atrair mais pessoas”, declara Maurício Tavares, Diretor da Agência Tass, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Saber posicionar a marca
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto, algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista ou não condizer com a sua postura pública. Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo, busca atingir o público jovem e adulto, entretanto, já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos, para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto, algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista ou não condizer com a sua postura pública. Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo, busca atingir o público jovem e adulto, entretanto, já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos, para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
O cantor sertanejo também estampa duas marcas de chicletes e balas destinadas tanto ao público adolescente quanto ao infantil. “Para o licenciamento dar certo temos que tomar cuidado com o posicionamento da marca, como em qualquer outro mercado, e estarmos alinhados com a visão e a expectativas do artista. Entramos no setor de Cama, Mesa e Banho, com um lençol, dentro do raciocínio de que a adolescente gosta de levar o ídolo para o quarto, então ela vai ficar satisfeita em ter o Luan Santana em sua cama”, diz David Diesendrunck, Diretor da Agência de Licenciamentos Redibra, em entrevista ao portal.
Para chamar a atenção do público mais jovem, a Florestal Alimentos resolveu unir a imagem de Luan Santana às balas da marca Flópi sem açúcar. Com 75 fotos diferentes do cantor em cinco sabores, a empresa tornou o produto colecionável pelo público e aumentou o volume de vendas em 22% com a inicativa. “A marca é tradicional e pela natureza do nosso produto o maior público são as mulheres. O licenciamento nos ajuda a buscar novos consumidores. No passado, já nos associamos a Angélica, Sandy & Júnior e clubes de futebol”, conta Adriano Orso, Gerente de Marketing da Florestal Alimentos, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Mesmo com o sucesso da parceria com a Flópi, para gerenciar o posicionamento da marca, a Redibra repensa a estratégia e deve descontinuar alguns produtos licenciados, entre eles os chicletes e balas, apesar de não divulgar as marcas. Ainda assim, a agência segue com 50 itens, como caderno, vestuário, bijuterias e mochilas e, para o Dia dos Namorados, prepara o lançamento de uma linha de cuidados pessoais do cantor e enxerga ainda oportunidades no ramo de calçados.
Fonte: Mundo do Marketing
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